terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Novo Honda Accord antecipado



Embora a princípio a apresentação da nova geração do Honda Accord só estivesse prevista para o Salão de Genebra, a Honda antecipou a divulgação das imagens e dados oficiais.

A versão europeia do Accord aposta forte na ecologia, tema forçosamente em voga hoje em dia, e reclama para si o facto de ser uma das primeiras gamas de modelos a propor unicamente motorizações que cumprem já as normas EuroV. Estas motorizações, em número de três, são compostas de duas unidades a gasolina e uma Diesel. As primeiras são um dois litros i-Vtec, com 156 cv, e um 2.4 com 200 cv. Já o Diesel é uma evolução do i-CTDI e recebe a designação i-DTEC. Esta unidade conta com a mais moderna geração de injectores piezzo-elétricos, um mais eficiente sistema de recirculação de gases de escape e filtro de pertículas. Em termos de números, este motor debita 150 cv de potência.

Todas as motorizações vêm associadas a uma caixa manual de seis velocidades, sendo que as unidades a gasolina podem, em opção, receber uma unidade automática de cinco relações.

O novo Accord também aposta forte na segurança activa, apresentando uma panóplia de sistemas de ajuda à condução. Primeiro, temos o Vehicle Stability Assist (VSA), que não é mais que um ESP com outro nome. A direcção passa a contar com assistência eléctrica e, operando em conjunto com o ESP, aplica uma ligeira força no volante no sentido necessário para corrigir a trajectória, caso detecte perdas de aderência ou derrapagens da viatura. O último elemento, designado Advanced Driving Assist System (ADAS) congrega vários outros elementos: o Lane Keeping Assist System (LKAS) recorre a uma câmara para detectar eventuais desvios da sua trajectória, através da leitura dos traços da estrada, e aplica força no volante para corrigir a trajectória e manter o veículo na sua faixa. O Cruise Control Adaptativo (ACC) recorre a um radar para medir a distância para o veículo precedente conseguindo manter uma distância segura automáticamente. Já o Collision Mittigation Brake System (CMBS) mede a distãncia para o veículo precedente e, em caso de perigo de embate, avisa o condutor através de um sinal sonoro. Caso a colisão seja inevitável procura reduzir a força do embate. O ADAS estaré disponível como ocpional no nível de equipamento mais elevado do i-DTEC e do 2.4 i-VTEC.

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