quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mercedes melhora economia do Classe C com BlueEfficiency


Seguindo a "onda verde" que as cada vez mais apertadas normas anti-poluição têm vindo a gerar, a Mercedes-Benz vai apresentar em Genebra três novas versões do Classe C denominadas BlueEfficiency.

As variantes que acolhem este conjunto de tecnologias com vista à redução de consumos e emissões são o 180 Kompressor, o 350 CGI e o 220 CDI. A primeira unidade viu inclusivé a sua cilindrada reduzida de 1796 cc para 1597 cc, embora mantendo a mesma potência de 160 cv.

Muitas das restantes alterações são comuns aos três veículos como sejam os pneus de baixo atrito, que envolvem jantes 1,5 kg mais leves, os espelhos retrovisores com aerodinâmica apurada e a redução das folgas entre faróis, grelha, capot e pára-choques. O C 350 CGI conta mesmo com um sistema que varia a abertura da grelha dianteira de modo a conjugar a melhor eficiência aerodinâmica possível com a refrigeração do propulsor. A parte inferior do carro também se encontra protegida por uma blindagem que optimiza o fluxo de ar sob o veículo. Os C 180 Kompressor e C 220 CDI contam ainda com uma relação final de transmissão alongada.

No interior a Mercedes-Benz eliminou o rtevestimento insonorizante em excesso, após ter realizado cálculos para chegar à quantidade necessária para conseguir o efeito desejado. O pára-brisas conta com um processo de fabrico "emprestado" pelo luxuoso Maybach. As camadas de vidro laminado têm entre si uma camada de um mateurial isolador que anula o ruído aerodinâmico provocado pelo vento. Esta tecnologia permite fabricar um pára-brisas mais fino e, logo, mais leve. Estas aletarções leveram a uma redução de peso de 19 a 32 kg, consoante o modelo.

Em termos de núemros, os consumos do C 180 Kompressor e C 220 CDI foram reduzidos em 12 %, enquanto os valores do C 350 CGI desceram 10%.

Sem comentários: