sábado, 1 de março de 2008

Rali do México - Dia 1


A caravana do Mundial de Ralis mudou-se de armas e bagagens para o continente sul-americano, mais concretamente para o México, cenário da terceira prova do campeonato de 2008.

E a prova mexicana já reclamou as suas vítimas durante o primeiro dia, apresentando troços bastante traiçoeiros devido à parca aderência e rochas na pista.

Logo na primeira especial, Alfaro 1, Sebastien Loeb sentiu alguns problemas com o motor do C4 WRC, com o piloto francês a queixar-se de falta de potência tendo, inclusivé, terminado a especial com o capot enconstado, de forma a permitir ao propulsor respirar melhor. Petter Solberg foi ainda mais infeliz tendo atropelado um cão e, posteriormente, ficado sem travões no Subaru, situação que perdurou até à assistência, no final da quarta especial. Na frente do rali, Jari-Matti Latvala liderava incólume, sem que ninguém conseguisse acompanhar o seu andamento.

Quase no final da terceira especial era Galli que sofria uma saída de estrada que lhe custou, imediatamente, 90 segundos. Mas o pior veio pouco mais tarde, quando a suspensão traseira direita acabou por ceder, em consequência deste toque, poucos metros antes do início da quarta especial. Esta era a repetição da primeira, novamente os 22 km de Alfaro, e desta vez a má sorte coube a Gardemeister, no Suzuki SX-4, que inexplicavelmente não tinha potência no carro nipónico. Justin Wilson também acabou por ser penalizado com o azar de Gardemeister, já que rolou cerca de 5 km atrás do Suzuki em marcha lenta sem o conseguir ultrapassar.

Após a assistência a meio do dia os problemas mecânicos foram resolvidos e o resto do rali prosseguiu sem probelmas de maior. Apenas Chris Atkinson teve alguns problemas de intercomunicadores na especial nº5, tendo feito grande parte da mesma de memória!

No final do primeiro dia Latvala lidera, com 9,6 segundos sobre Sebastien Loeb. Atkinson é terceiro, 22 segundos atrás do lider e Petter Solberg quarto, apesar dos problemas de travões que se fizeram sentir na manhã. Hirvonen fecha o top cinco, 1,10 minutos atrás do seu companheiro de equipa.

Sem comentários: