Se há marca que dificilmente imaginamos ligada à sub-cultura dos "hot-rods", nascida nos EUA, é a Volvo, apesar do construtor sueco já ter apresentado um veículo do género no SEMA 2005, em Las Vegas. Mas o então revelado Volvo T6 Roadster era mais uma visão futurista de um "hot-rod" do que propriamente a visão europeia desse conceito.
Isso foi agora corrigido com o Hot Rod Jakob, um modelo feito especialmente por encomenda expressa da Volvo ao especialista sueco Leif Tufvesson, fundador da Caresto, ume empresa que fabrica veículos personalisados. O Hot Rod Jakob representa o ÖV4 de 1927, o primeiro automóvel fabricado pela Volvo que recebeu o nome popular Jakob, daí advindo a designação deste exemplar único agora revelado.
O Hot Rod Jakob esconde sob o capot um cinco cilindros em linha T5, com um turbo de baixa pressão, alimentado a gasolina ou etanol e capaz de desenvolver 265 cv.
Respeitando o espirito dos hot-rods americanos, o Jakob incorpora alguns elementos de modelos antigos da Volvo, como sejam o volante de um P-1800 ou a caixa de cinco velocidades de um 960.
O visual "retro" esconde um chassis em fibra de carbono, especialemente construído, e uma armação em aço onde assenta o propulsor. As bjantes foram, igualmente, fabricadas em exclusivo e tentam reproduzir o desenho das jantes do Jakob original, tendo 19" à frente e 22" atrás.
O Hot Rod Jacob foi apresentado no museu da Volvo, em Gotemburgo, Suécia, e em Novembro rumará a Las Vegas, no estado americano do Nevada, para a edição deste ano do SEMA.
Sem comentários:
Enviar um comentário