Estávamos no dia 8 de Junho de 1948 quando foi registado o Porsche 356 nº1, o primeiro modelo de estrada daquele que é, hoje em dia, um dos mais miticos fabricantes de desportivos. Este 356 nº 1 era um roadster de dois lugares, com motor colocado em posição central traseira refrigerado a ar - caracteristica que durante muitas décadas marcou os modelos com motores de cilindros opostos da Porsche - com 40 cv e que, apesar de ele prórpio nunca ter chegado à produção, viria a ser a musa inspiradora por trás do 356, que viria a nascer mais tarde. Com carroçarias coupé, cabrio e Speedster, o 356 vendeu mais de 76 000 unidades e viria, em 1963, a dar origem a um dos modelos mais míticos de sempre: o Porsche 911. O sucesso deste modelo é sobejamente conhecido mantendo-se, ainda hoje, fiel ao nome e conceito original.
Na competição, o construtor germânico acumulou incontáveis sucessos nas mais variadas frentes, desde as 24 Horas de Le Mans, passando pelos ralis e rali-raids, até à Fórmula 1, onde os motores Tag-Porsche levaram os McLaren a vários títulos.
Apesar de hoje a saúde financeira da Porsche ser invejável, a ponto de ter tomado conta do gigante alemão VW, nem sempre foi assim. No início dos anos 90, a Porsche atravessava uma grave crise tendo mesmo visto a sua independência chegar a ser posta em causa. Valeu Wendelin Wiedeking, o ainda actual presidente, que salvou o construtor germânico de uma situação difícil passando para um enorme à-vontade financeiro.
Hoje, a gama da Porsche é consituida por quatro modelos: Boxster, Cayman, 911 e Cayenne. O futuro Panamera virá engrossar a gama da Porsche, bem como um novo pequeno SUV abaixo do Cayenne. Tudo se afigura para, pelo menos, mais 40 anos de sucesso. Parabéns Porsche!
Sem comentários:
Enviar um comentário