A Ferrari iniciou a vaga de apresentações dos monolugares de Fórmula 1 para a época de 2008 hoje (Domingo) em Fiorano, Itália. Denominado F2008, este é o 54º Ferrari construído propositadamente para o campeonato do Mundo de Fórmula 1 incorporando, naturalmente, as alterações técnicas introduzidas pelo regulamento para esta época.
Uma das maiores novidades para esta época é a utilização de uma unidade de controlo electrónico comum a todas as equipas, denominada Standard Electronic Control Unit (SECU), desenvolvida pela McLaren Electronic Systems, e cuja evolução da mesma cessará aquando do início da época. Outras alterações de relevo são a utilização da mesma caixa de velocidades durante quatro corridas consecutivas e as novas dimensões das protecções laterais à altura da cabeça do piloto, bem como um novo limite para o tipo de materias compósitos a utilizar. Os sistemas de ajuda electrónica, como o controlo de tracção, o comando electrónico de arranque e a travagem por motor tb foram abolidos.
Mecanicamente, o Ferrari F2008 conta com o V8 056, com um ângulo de V de 90º, bloco em alumínio e 32 válvulas, associado a uma caixa de sete velocidades.
Um pormenor visual curioso é o facto da elaborada asa dianteira biplano apresentar semelhanças com um par de lábios, imagem reforçada pela cor vermelha.
O próximo monolugar a ser apresentado é o McLaren-Mercedes, já amanhã, no museu da Mercedes-Benz, em Estugarda.
A primeira prova do calendário deste ano é o GP da Austrália, que tem lugar em Melbourne entre os dias 14 e 16 de Março. Pode ver todo o calendário deste ano neste endereço: http://www.formula1.com/races/calendar.html
Sem comentários:
Enviar um comentário