quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Tata apresenta carro de 1700 €



O Salão Automóvel de Nova Deli, na India, assistiu hoje à apresentação do Tata Nano, um modelo que será comercializado no seu mercado doméstico por 1740 €.

Nas palavras de Ratan Tata, presidente do Grupo Tata e da Tata Motors, o Nano nasceu da necessidade de "providenciar um meio de transporte seguro e apropriado para todas as estações do ano para as familias indianas com fracos recursos finaceiros". Nas ruas indianas é uma visão habitual ver familias de três e quatro pessoas a circular nas omnipresentes scooters, largamente excedendo as suas capacidades e ignorando todas as regras de segurança. O Tata Nano pretende estabelecer-se como o novo meio de transporte de eleição para estes indivíduos, requerendo em troca um investimento apenas ligeiramente superior a uma scooter.

O Nano apresenta um comprimento de 3,1 metros, uma altura de 1,60 metros e uma largura de 1,50 metros, conciliando espaço interior razoável com dimensões exteriores contidas para poder circular com à vontade no complicado trânsito indiano. O propulsor, uma unidade bicilindrica em alumínio de 623 cc, debita 33 cv e está instalado na traseira do veículo, transmitindo a sua potência às rodas traseiras.

Segundo Ratan Tata, o Nano cumpre todos os requisitos de segurança e de normas anti-poluição. A sua comercialização, que se iniciará no final de 2008, não se restringirá à India, alargando-se a regiões como a américa latina, Europa de leste e Asia.

Sem comentários: