terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Familiar desportivo com 550 cv



Tal como referimos ontem, a propósito da decisão da Cadillac de descontinuar as versões V8 a partir de 2010 por razões ecológicas, o sedan desportivo CTS-V é uma das excepções. Apesar da sua estreia em público ser já no Salão de Detroit, a Cadillac já divulgou as imagens e informações oficiais.

Destinado a enfrentar modelos do calibre do Mercedes-Benz E63 AMG e BMW M5, o CTS-V parte para esta batalha bem apetrechado, pelo menos no papel. Assim, debaixo do capot encontramos um V8 6.2 LSA com compressor volumétrico Eaton, capaz de debitar 550 cv (mais 43 cv que o M5 e 36 cv que o E63 AMG) e 745 Nm de binário máximo. Em termos de transmissões, surgem duas escolhas: ou manual ou sequencial com comandos no volante, ambas de seis relações. Em termos de prestações, a marca norte-americana apenas refere que o sprint dos 0-100 km/h é cumprido em menos de cinco segundos.

Dinamicamente, o CTS-V também apresenta alguns elementos específicos destinados a proporcionar o melhor comportamento possível. Assim, a suspensão conta com o Magnetic Ride Control, uma suspensão activa que incopora amortecedores controlados por electro-imans e não por válvulas mecânicas. Sensores em cada uma das rodas "lêem" a estrada a cada milisegundo de modo a optimizar a resposta da suspensão.

Já o Performance Traction Managment, um controlo de tracção, é inspirado no sistema homólogo desenvolvido em competição pela Cadillac. Sempre que detecte perdas de tracção, o binário é distribuido permanetemente e da forma mais eficaz possível pelas rodas tractoras, de forma a assegurar a melhor tracção, ao invés de travar a roda que patina em excesso, como acontece na maioria destes sistemas, e fazer o carro perder velocidade.

O interior concilia conforto com sofisticação apresentando, entre outros elementos, baquets Recaro com 14 regulações (algumas pneumáticas), sistema multimédia com disco rígido de 40 gb e sistema de som Bose.

O Cadillac CTS-V entrará em comercialização nos EUA perto do final do ano, chegando à Europa em 2009.


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