sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Rallye da Suécia - Dia 1


O Rallye da Suécia iniciou-se ontem, com um total de quatro especiais disputadas sobre o habitual manto branco sueco até agora. Apesar de curto, este primeiro dia serviu para colocar de fora o actual lider do Campeonato do Mundo, Sebastien Loeb. Mas vamos por partes.

A competição propriamente dita iniciou-se com uma super-especial em Karlstadt, percorrida em simultâneo por dois pilotos lado a lado, prova esta que acabou por ser ganha por Petter Solberg que foi, assim, o primeiro lider do rallye.

Passando para as estradas, as escorregadias florestais suecas cedo começaram a reclamar vítimas. Uma das primeiras foi Chris Atkinson, com o segundo Subaru. O australiano perdeu o controlo do Impreza numa zona de média velocidade e acabou por ficar preso cerca de 15 minutos na neve caindo bastante na classificação geral. Mas foi Loeb quem levou a pior. O francês da Citroën tocou num banco de neve no interior de uma curva na 4ª especial o que levou o C4 a atravessar-se e capotar. A carroçaria não apresentava grandes estragos mas a embraiagem veio a ressentir-se do esforço para voltar a colocar o Citroën na estrada e acabou por ditar a desistência do francês, não sendo certo ainda se o actual lider do campeonato regressará à prova ao abrigo do esquema super-rallye.

Em termos de classificação geral, Latvala terminou o primeiro dia na frente da prova com uma vantagem de 23 segundos sobre Hirvonen.

Hoje, já se disputaram até agora (14:22) mais duas especias, sendo que a classificação geral está assim ordenada: Latvala continua a liderar na frente de Hirvonen, seguidos de Henning Solberg, Gigi Galli e Petter Solberg.

Sem comentários: