segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Audi A4 híbrido em 2010


Aquando da apresentação do novo Audi A4, Wolfgang Hatz, chefe do departamento de motores da Audi, afirmou, numa entrevista ao site Inside Line, que o A4 irá receber uma motorização híbrida dentro de dois anos e meio, três anos.

Hatz, também conhecido como "Mr Engine", e cujo curriculum inclui passagens pela BMW (M3 E-30), Alfa Romeo, Ferrari e Porsche (programa da Fórmula 1), afirmou que a importância do novo A4 para a Audi é crítica afirmando que "o A4 é o coração da Audi. Se ele não funcionar, a companhia morre. É tão simples como isto".

Daí a introdução desta versão híbrida, solução para a qual a plataforma do A4 foi concebida de origem para a receber num futuro próximo. Esta motorização híbrida é algo que a Audi já tem vindo a ensaiar ultimamente. Em Setembro de 2005, no Salão de Frankfurt, a marca dos anéis apresentou o Q7 Hybrid, equipado com um V8 4.2 FSI de 350 cv, ajudado por um motor eléctrico que cooperava com 200 Nm adicionais e 32 Kw. Mais recentemente, no Salão de Tóquio deste ano, surgiu o Metroproject quattro. Este contava com o 1.4 TFSI de 150 cv acoplado a um motor eléctrico - possivelmente a mesma unidade do Q7 Hybrid - que debitava 30 Kw e 200 Nm adicionais.

Quanto ao A4, Hatz revelou ainda que, para além desta motorização híbrida, receberá um 3.0 TDI com 240 cv, capaz de consumir menos 35% de combustivel.

Sem comentários: