A Ferrari encontra-se a equacionar a utilização de um motor V8 turbo no substituto do Enzo, em deterimento do actual V12. Roberto Fedeli, director técnico da Ferrari, justificou esta opção com a optimização da relação peso/potência, embora, sem dúvida, as cada vez mais apertadas normas anti-poluição estejam por trás desta hipótese. A marca de Maranello já admitiu, aquando da apresentação do estudo Milleqille (mil quilos em italiano) que o "downsizing" nas motorizações era uma aposta bastante viável.
Com a diminuição do número de cilindros e, certamente, da cilindrada, a receita para se extrairem valores de potência elevados (leia-se, consentâneos com os pergaminhos da Ferrari...) passa pela utilização da sobrealimentação. Fedeli admite que, para já, ainda não está feita a escolha final e que ambas as motorizações - V8 e V12 - encontram-se em desenvolvimento paralelo. De registar que este V8 é uma unidade inteiramente nova, e não um derivado do V8 do F 430.
O substituto do Enzo deverá surgir em 2012 e só mais perto desta data será conhecida qual a opção tomada pelos engenheiros da Ferrari.
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