A corrida do Mónaco foi bastante fértil em trocas de posição na frente - se bem que a maioria não tenha sido devida a ultrapassagens em pista - e em peripécias com finais mais ou menos felizes, dependendo dos pontos de vista. A prova começou com a pista molhada e com todos os pilotos a utilizarem pneus de chuva mas, mais à frente, o cenário veio a mudar de figura.
Ainda a prova não tinha começado e já havia um problema com um dos pilotos da frente, no caso Heikki Kovalainen. O McLaren-Mercedes foi-se abaixo na grelha de partida o que obrigou o finlandês a partir das boxes, despediçando assim o seu quarto lugar na grelha. Já o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, efectuou um bom arranque tendo suplantado Räikkönen e ficado com a segunda posição. Hamilton moveu então um forte ataque à primeira posição de Massa, ataque esse que viria a sofrer um revés na sexta volta quando o inglês deu um toque no muro na curva da tabacaria e furou o pneu traseiro. Com a ida de Hamilton às boxes os dois Ferrari ficaram na frente, com o BMW de Kubica em terceiro. Duas voltas mais tarde o Safety-Car faria a sua primeira aparição em pista devido à saída quase simultânea de David Coulthard e de Sebatian Bourdais em Massenet.
Quando a prova foi reatada Kubica teve o primeiro de dois brindes, com Räikkönen a sofrer uma penalização de "drive through" por não ter os pneus colocados na grelha quando foi mostrado o sinal de três minutos para a largada. Kubica lançou-se em perseguição ao primeiro lugar de Massa e, três voltas mais tarde, novo brinde com Massa a falhar a travagem em Ste Devote e a ter que fazer um pião na escapatória. O BMW manteve-se na liderança até Kubica ter tido que parar para mudar pneus e reabastecer, altura em que Massa recuperou o comando. Hamilton já vinha em segundo e quando o brasileiro da Ferrari parou nas boxes o inglês apossou-se da liderança e não mais a largou. Hamilton só parou na 54ª volta e a vantagem que detinha foi suficiente para sair ainda na liderança. O inglês bem tinha razão na confiança que ontem disse ter na sua estratégia de corrida... Hamilton tinha a corrida controlada quando, na 61ª volta, Nico Rosberg coloca um aparatoso ponto final na sua prova ao falhar completamente a entrada na zona das piscinas e embatendo violentamente nos rails do lado direito, sendo depois projectado para o lado oposto da pista e espalhando destroços por toda a zona. Nova entrada do Safety-Car e estava traçado um final emotivo, dado que Hamilton, Kubica e Massa estava juntos para os últimos minutos de prova - o GP terminou findas duas horas e não pelo total de voltas. Nesta altura, no quarto lugar surgia um absolutamente impressionante Adrian Sutil, num Force India! O pilloto alemão, com uma estratégia de parar apenas uma vez, vinha a fazer uma prova a todos os níveis impressionante. No entanto Kimmi Räikkönen viria a colocar um ponto final na prova de Sutil após a saída do Safety-Car, quando apenas faltavam pouco mais de 10 minutos para Sutil obter o seu melhor resultado de sempre na Fórmula 1. Tudo aconteceu na saída do túnel quando Räikkönnen falhou completamente a travagem, perdeu o controlo do Ferrari e abalroou com alguma violência o Force India. Sutil ainda trouxe o carro até às boxes mas apenas para consumar a desistência deixando o piloto germânico absolutamente inconsolável. Räikkönen também teve que vir às boxes para mudar a frente do Ferrari mas pode prosseguir em prova, se bem que na cauda do pelotão.
Nos três primeiros lugares as posição não mais se alteraram e Hamilton venceu na frente de Kubica e Massa. Com o acidente de Sutil e Räikkönen, Mark Webber herdou o quarto lugar. Kovalainen, que partiu das boxes, acabou em sétimo, um bom resultado tendo em conta que é mais fácil ganhar um Jakpot no casino que ultrapassar no Mónaco. Fernando Alonso terminou em 10º, após uma corrida em que o espanhol deu vários toques, quer em adversários quer nos muros. O seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Junior, terminou prematuramente no muro da escapatória de Ste Devote, o que terá deixado o seu lugar definitivamente em perigo no seio da Renault.
Após a prova monegasca as tabelas de pilotos e construtores estão assim ordenadas:
- Lewis Hamilton - 38 pontos
- Kimmi Räikkönen - 35 pontos
- Felipe Massa - 34 pontos
- Robert Kubica - 32 pontos
- Nick Heidfeld - 20 pontos
- Heikki Kovalainen - 15 pontos
- Mark Webber - 15 pontos
- Fernando Alonso - 9 pontos
- Jarno Trulli - 9 pontos
- Nico Rosberg - 8 pontos
- Kazuki Nakajima - 7 pontos
- Sebastian Vettel - 4 pontos
- Jenson Button - 3 pontos
- Rubens Barrichelo - 3 pontos
- Sebastien Bourdais - 2 pontos
- Ferrari - 69 pontos
- McLaren-Mercedes - 53 pontos
- BMW Sauber - 52 pontos
- Williams-Toyota - 15 pontos
- Red Bull-Renault - 15 pontos
- Toyota - 9 pontos
- Renault - 9 pontos
- STR-Ferrari - 6 pontos
- Honda - 6 pontos
Não deixa de ser curioso as equipas que correm com motores Toyota e Renault estarem na frente das respectivas equipas oficiais...
A próxima prova é o GP do Canadá, no fim-de-semana de 6 a 8 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário