sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rali da Acrópole - Dia 1


E chegámos áquele que é considerado o rali mais duro do Campeonato, a tal ponto que recebeu a alcunha de "quebra-molas". Apesar da batalha pela liderança do campeonato de pilotos estar ao rubro, o grande motivo de interesse, antes da partida, era a estreia do novo Subaru Impreza WRC 08. Petter Solberg e Chris Atkinson podem finalmente contar com a nova arma da Subaru, cuja estreia foi antecipada em três meses.

O primeiro a "ficar falado" na prova grega foi Latvala ao protagonizar uma saída de estrada ainda durante o shake-down. Felizmente para o piloto, o Focus pode ser reparado. Latvala redimiu-se logo na primeira especial do dia, ao ser o mais rápido beneficiando do facto de ter à sua frente Hirvonen e Loeb a limpar a estrada. Sordo, no Citroën, fez o segundo tempo enquanto Hirvonen e Loeb fizeram exactamente o mesmo tempo, ficando ex-aequo na terceira posição. Os Impreza de Solberg e Atkinson terminaram a sua primeira especial em 5º e 6º lugar, respectivamente.

Na segunda especial, a mais longa do dia, Loeb foi o mais rápido e dimuiu a diferença para o segundo lugar de Sordo. Infeliz foi Gigi Galli. Ao km 12,7 o italiano bateu numa rocha danificando a suspensão e transmissão. A 3ª especial, última da manhã, viu Loeb apossar-se do segundo lugar de Sordo ficando, assim, logo atrás de Latvala que partia para a tarde como lider da prova. Logo na SS4, a primeira da tarde, Latvala perde a liderança da prova devido a um furo mistrioso. "Não percebo o que se passou, sinceramente que não. Não batemos em nada, podem perguntar ao Mikka - o co piloto. Até nem havia rochas na estrada nem nada. Só se o pneu saiu da jante nalgum rego".

Daniel Sordo, agora de volta à segunda posição, ainda apanhou um ligeiro susto quando o motor do C4 começou a sobreaquecer. O espanhol terminou o troço com o indicador da temperatura a piscar. Também Atkinson viu um avisador do Subaru acender-se o que o atrasou um pouco. Na 6ª especial, a penúltima do dia antes da super-especial que encerrou o 1º dia, Sordo vingou-se da manobra dos pilotos da Ford na Sardenha, quando penalizaram de propósito para não sairem na frente. Mas Sordo nem precisava disso já que, num autêntico golpe de teatro, os dois Ford Focus bateram exactamente no mesmo sítio provocando danos sérios nas respectivas suspensões. Com isto, Latvala cai de 2º para 6º e Hirvonen de 4º para 7º. Feliz da vida ficou Solberg que, assim, terminou o dia com o Subaru em 3º lugar. Atkinson, mercê dos pequenos problemas que teve, terminou em 8º.

Amanhã são os dois Citroën de Loeb e Sordo que partem na liderança, com o Subaru de Solberg a pouco mais de 50 segundos.

Sem comentários: