sábado, 31 de maio de 2008

Rali Acrópole - Dia 2


Segundo dia da prova grega com vários pilotos a verem-se mesmo gregos para sobreviver às duras condições das pistas gregas, muito pedregosas e esburacadas.

Sebastien Loeb partia na frente, depois de ontem ter terminado como lider da prova. O francês esperava bastantes problemas pelo facto de ser o primeiro na estrada e, consequentemente, ter que a limpar. Para além dos problemas de aderência na prova grega abrir a estrada tem ainda o inconveniente de se encontrar todas as pedras pela frente. E embora Loeb tenha sobrevivido a problemas perdeu bastante tempo, sendo apenas sexto e viu Sordo aproximar-se bastante da liderança.

Completamente ao ataque estavam os homens da Ford, depois de ontem, na última especial "a sério" terem ambos batido no mesmo sítio e caido na classificação. Hirvonen foi o mais rápido e Latvala rubricou o segundo tempo, subindo para 4º da geral. Em sentido inverso seguia Aava, num C4 privado. Tendo furado no incício da especial Aava não teve outro remédio senão parar para trocar a roda caindo, assim, para fopra do top-ten.

A segunda especial do dia correu sem problemas, excepto para Atkinson. O australiano da Subaru percorreu a classificativa sem problemas mas no final da mesma, quando parou juntamente com as restantes equipas para trocar pneus, não mais arrancou devido ao Subaru se recusar veememente a voltar a trabalhar. O problema, na altura irresolúvel, foi mais tarde identificado como cabos eléctricos danificados no interior do Impreza. Em compensação, Solberg continuava em terceiro com o restante Subaru. Na especial seguinte seria o até então lider, Sebastien Loeb, a sentir problemas. O francês furou e perdeu cerca de 30 segundos, tendo visto Sordo passar para a liderança e Solberg aproximar-se bastante do 2º lugar.

No entanto, Sordo teve bastantes problemas de pneus à tarde que, eventualmente, acabaram por lhe custar a liderança. Na SS11, o espanhol furou duas vezes, o que ditou que tivesse utilizado ambos os sobresselentes que trazia no C4. E ainda havia mais duas classificativas pela frente... Mas o azar bateu, novamente, à porta de Latvala. O finlandês preparava novo ataque à liderança quando problemas na válvula de pressão do turbo atiraram novamente Latvala para longe dos primeiros. Os dois Suzuki SX4 também tiveram uma jornada problemática. Per-Gunnar Andersson viu-se forçado a desistir com a suspensão partida e Gardemeister atrasou-se bastante com problemas de turbo.

Na 12ª especial tudo se complicou para Sordo quando o previsível aconteceu: o espanhol furou mais uma vez e já não tinha sobresselentes. O piloto da Citröen teve então que recorrer ao pneu furado menos danificado para prosseguir em prova, ou seja, cumprir a 13ª especial e levar o carro, depois, até ao parque final. O resultado foi a perda de mais de 40 segundos e, claro, da 2ª posição. Quem lucrou com isto foram os manos Solberg, com Petter, no Subaru Impreza, a subir a segundo e Hening, no Focus da Stobart, a fechar o pódium.

Surpreendente é o quarto lugar de Aava. Após recuperar brilhantemente do seu atraso na manhã, o piloto do Citröen C4 privado foi subindo na classificação benefeciando dos azares alheios.

Assim, amanhã Loeb parte, novamente, na frente, com os dois irmãos Solberg atrás de si. Os Solberg admitiram que seria um resultado histórico para a familia terminarem ambos no pódium mas ficou bem claro que na Grécia tudo pode acontecer. E ainda falta um dia para o final...

Sem comentários: