segunda-feira, 3 de março de 2008

Lotus com novidades para Genebra



Os ingleses da Lotus costumam ser relativamente discretos nos grandes salões internacionais mas a edição de Genebra deste ano vai ser palco de algumas novidades do construtor inglês. Os modelos que a Lotus vai levar à suiça são uma forma de manter as atenções centradas em si até à estreia do seu mais importante produto, cuja divulgação está agendada para o Salão de Inglaterra, em Julho: o Eagle, de 4 lugares. Aliás, a marca inglesa vai mostra em Genebra a secção dianteira do chassis deste modelo, em jeito de teaser...

Mais interessante é a actualização do Europa, um género de Elise/Exige mais luxuoso. O Lotus Europa para 2008 conta com pequenas alterações visuais de onde se destacam as novas jantes. No seu interior também encontramos novos revestimentos em pele genuina, air-bags condutor e passageiro e sistema de alta fidelidade. Mas a alteração mais importante é o ligeiro aumento de potência do propulsor que passa a debitar 225 cv, em vez dos anteriores 200 cv. Com isto, o Europa acelera agora de 0-100 km/h em 5,7 segundos e atinge os 225 km/h.

A outra novidade surge na forma do Lotus Exige 270E TriFuel. Tal como o nome indica, este Exige pode funcionar com três combustíveis: metanol, etanol ou gasolina.

O motor 1.8 de origem Toyota, continua a contar com a ajuda de um compressor volumétrico e deebita aqui 270 cv de potência, suficientes para levar o Exige a cumprir o sprint dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e a atingir os 255 km/h. E tudo isto com benefícios para o meio ambiente numa clara prova da Lotus que ecologia não tem que implicar performances pouco interessantes.

Sem comentários: