quarta-feira, 5 de março de 2008

Salão de Genebra - Toyota iQ e Urban Cruiser



O segundo maior construtor do Mundo, a Toyota, levou a Genebra duas novidades de maior destaque: o citadino iQ, aqui na sua versão definitiva, e o Urban Cruiser, uma espécie de re-encarnação do Rav4 original.

Começando pelo iQ, este já tinha sido revelado como concept mas agora surge na sua forma definitiva. Medindo 2985 mm de comprimento (mais 29 cm que um smart fortwo) o pequeno Toyota apresenta uma configuração interior 3+1, podendo levar três adultos e uma criança ou carga. Os assentos traseiros rebatem completamente para proporcionar uma plataforma de carga plana.

Em termos de motorizações, a Toyota não especificou quais serão apenas referindo que estarão disponíveis duas unidades a gasolina e uma Diesel, ou seja, muito provavelmente as memas do Yaris. Apenas foram anunciadas a s emissões que se iniciarão nos 100 g/km de CO2.

A sua produção tem início no final deste ano, com a Toyota a planear produzir 100 000 unidades no primeiro ano.

Já o Urban Cruiser é um pequeno SUV para ambiantes urbanos, maioritariamente, embora conte com tracção integral. Apesar dos seus relativamente modestos 3930 mm de comprimento, o Urban Cruiser albarga cinco passageiros e respectiva bagagem.

Mais uma vez, a Toyota não especificou a motorização do Urban Cruiser apenas referindo as emissões de 140 g/km.

A sua comercialização terá início na primeira metade de 2009.

Sem comentários: