terça-feira, 4 de março de 2008

Salão de Genebra - Saab 9-X BioHybrid Concept


A Saab já tinha anunciado que mostraria em Genebra um estudo que antecipa o seu futuro modelo compacto, concorrente de modelos como o VW Golf e Audi A3. E ele aí está. Chama-se 9-X BioHybrid Concept e para além de revelar aproximadamente como serão as formas do futuro modelo de entrada de gama da Saab ele antecipa igualmente uma nova motorização a bio combustíveis e um motor eléctrico, funcionando assim como um híbrido.

Embora este concept não tivesse motor, a unidade motriz anunciada pela Saab é um 1.4 turbo capaz de debitar 200 cv de potência. Em conjunto com a propulsão eléctrica o Saab 9-X BioHybrid apresenta emissões de CO2 de apenas 105 g/km.

Em termos visuais, este Saab apresenta uma carroçaria dois volumes com a traseira cortada a pique. Na secção dianteira encontramos a futura assinatura visual dos Saab. Uma particularidade da sua carroçaria é a sua capacidade para se alterar ligeiramente acima dos 70 km/h. Um aileron no topo do tejadilho arma-se automaticamente, bem como a secção do topo do referido tejadilho, que se alonga ligeiramente. Um difusor inferior estende-se automáticamente até à zona final do pára-choques. Estas "mudanças de forma" têm em vista a optimização aerodinâmica e, consequentemente, uma ainda maior redução de consumos quando em andamento mais rápido.

Sem comentários: