segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Boas entradas!


E chegámos ao último dia de 2007. O último "post" do ano dirige-se a todos os nossos leitores, com os votos de boas entradas, divertidas mas com moderação, e de um 2008 repleto de sucessos e alegrias.

Pela nossa parte, esperamos que o ano que se avizinha seja um ano de franca evolução para que possamos melhorar este espaço que vos apresentamos. Para tal, esparamos os vossos comentários, opiniões e sugestões.

Boas comemorações e... até para o ano!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Novidade Citroën no dia 2


A Citroën planeia começar o ano em grande, em matéria de novidades, e tem no seu site internacional uma página com a contagem decrescente para o desvendar de um modelo novo no dia 2 de Janeiro.

Qual o carro que se esconde por trás do "pano" ainda permanece no segredo dos deuses mas poderá tratar-se de uma de várias opções: uma versão "cross-over" do C4, o renovado monovolume C8 - este último viria na seuquência da renovação do seu "gémeo" Lancia Phedra, também ele construído ao abrigo da cooperação PSA Peugeot Citroën/Fiat - ou uma versão mais radical do C2 ou do C3.

Mercedes CLS renovado


Após ontem ter surgido a primeira imagem do restyling do SL, hoje foi a vez do CLS, o coupé de quatro portas da Mercedes-Benz.

Muito mais discreto que a operação de cosmética levada a cabo no SL, as alterações visuais no CLS são de pouca monta e de pormenor, resumindo-se à nova grelha, pára-choques e ópticas traseiras de LED.

O coração do CLS 63 AMG é o V8 de 514 cv e 630 Nm, capaz de abater os primeiros 100 km/h em 4,5 segundos, estando a velocidade máxima limitada aos habituais 250 km/h.

Idênticas às do SL que ontem revelámos são as jantes de 19", com um desenho quase idêntico às do Porsche 911 Turbo.

Vandenbrink com novo projecto Ferrari


Ainda há alguns dias lhe trouxemos aqui a imagem do Ferrari 599 GTB descapotável, criado pelo grupo holandês Vandenbrink, e já este carroçador tem novo projecto na manga.

Novamente com base Ferrari, o modelo eleito desta feita é o 612 Scaglietti, que a Vandenbrink pretende transformar numa Shooting Break. Tal como acontece com as criações deste grupo, também esta será elaborada totalmente de acordo com os desejos de cada proprietário, tornando-se absolutamente exclusiva.

Mercedes "provoca" com SL


A Mercedes-Benz libertou uma imagem de três quartos de traseira do renovado SL, de modo a "aguçar o apetite" para o lançamento do modelo, lançamento esse que poderá ocorrer já em Janeiro, no Salão de Detroit.

A secção dianteira, a mais "afectada" pelo restyling, fica por mostrar até à apresentação. A Mercedes-Benz revelou, igualmente, que as versões AMG 63 e 65 ocuparão o topo da gama SL. A primeira conta com o V8 atmosférico de 525 cv e 630 Nm de binário enquanto o 65 é equipado com o V12 biturbo de 612 cv e 1000 Nm, ambas associadas à caixa de sete velocidades Speedshift MCT.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

VW Touareg Cabrio... só hoje


A VW Espanha abriu hoje um microsite dedicado a uma inédita versão descapotável do Touareg. O aspecto sério do site apnha de surpresa qualquer visitante mas depressa descobrimos que se trata de uma brincadeira do "Dia de los inocientes", o equivalente ao nosso 1 de Abril.

No entanto, esta brincadeira poderá ter algo de sério por trás. Tendo em conta que a Audi apresentou o concept Cross Cabriolet quattro em Novembro, no Salão de Los Angeles, isto poderá ser um tomar de pulso às reacções do público a este Touareg Cabrio. Este tipo de veículo não deverá ser muito apelativo na Europa, mas nos EUA e Médio Oriente certamente angariaria inúmeros clientes.

Para já, fica a partida e esta imagem do site http://www.touaregcabrio.com/.

Jaguar XF-R terá 500 cv


O recém apresentado Jaguar XF receberá a versão desportiva XF-R em meados de 2008. Segundo revelaram fontes da Jaguar à revista norte americana Motor Trend, o XF-R terá um motor V8 de cinco litros de cilindrada com, pelo menos, 500 cv. Associado a este estará a transmissão automática da ZF com comandos no volante, semelhante à utilizada no XKR.

Visualmente, o Jaguar XF-R distingir-se-á dos seus irmãos menos potentes pelas jantes de 20", suspensão desportiva com uma altura ao solo mais reduzida, sistema de escape trabalhado a nível sonoro, grelha específica, menos elementos cromados e pequenos retoques na dianteira e traseira.

O interior também apresentará uma decoração mais desportiva.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Novidade escondida da Alfa Romeo



Em Março, no Salão de Genebra, a Alfa Romeo desvendará o Junior, um modelo de acesso à gama, com espirito jovem, e que se colocará abaixo do 147. Para já, é desconhecido o aspecto final deste modelo mas estas fotos captadas recentemente revelam um modelo da marca de Arese que poderá ser, precisamente, o Junior.

A pouco mais de três meses da sua apresentação oficial, é natural que o carro já se encontre pronto e estas fotos podem muito bem ter sido captadas numa apresentação a representantes da marca. A imagem da dianteira pouco revela mas na traseira consegue ter-se uma ideia de como será esta secção, destacando-se as ponteiras de escape unidas, iguais às que a Techart disponibiliza para os Porsche 911.

Mecanicamente, o Alfa Romeo Junior assenta na base do Fiat Grande Punto, com este partilhando as motorizações, destacando-se o 1.4 turbo de 150 e 180 cv bem como o novo 1.6 MultiJet de 120 cv, que será estreado pelo Bravo.

Para já, o Junior ainda não tem designação atribuida - que seja do conhecimento geral, pelo menos - sendo certo que o nome Furiosa, escolhido por diversos aficionados da marca num concurso on-line por esta organizado, foi posto de parte pelos responsáveis da Alfa Romeo.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Solução curiosa


O novo "anti-Porsche 911" japonês, o Nissan GTR, está a revelar-se um autêntico sucesso de vendas no Japão, único mercado até à data onde este modelo está disponível. O seis cilindros VR-38 biturbo debita 480 cv que, passados ao asfalto pelas quatro rodas, permitem um sprint dos 0-100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima que, na Europa e nos EUA, será de 250 km/h.

No entanto, o mercado doméstico tem que se contentar com o habitual limite a "apenas" 180 km/h. Mas, recentemente, a Nissan revelou uma cacteristica específica dos modelos japoneses que vai de encontro aos desejos dos clientes nipónicos que pretendem tirar todo o partido do seu GTR. O completo computador de bordo que, à imagem do que já acontecia nos Skyline GTR, proporciona informações diversas, como acelerações laterais e tempos por volta entre muitas outras, conta com um sistema de GPS capaz de reconhecer quando o GTR entra numa pista, aquando de um "track day", por exemplo. Nesta situação, e enquanto o veículo circular na pista, o limitador de velocidade é anulado, permitindo usufruir da plenitude do potencial do GTR. Uma vez regressado às estradas públicas, o limite de 180 km/h é novamente reposto.

Nos restantes mercados, e uma vez que a velocidade máxima será a já referida de 250 km/h, não haverá necessidade deste sistema.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Subaru Forester em Janeiro



Após lhe termos mostrado há algumas semanas uma imagem teaser do novo Subaru Forester, chegou agora a vez das primeiras imagens oficiais e informações serem disponibilizadas pela marca nipónica, antecedendo a sua primeira aparaição pública, a qual terá lugar no Salão de Detroit já em Janeiro.

A terceira geração do cross-over da Subaru representa um enorme salto em relação ao seu antecessor em todos os sentidos. Naturalmente, salta à vista a estética completamente renovada, com o Forester a ostentar agora um visual mais encorpado, "piscando o olho" aos SUV, ajuudado pelo incremento das dimensões exteriores.

Mas debaixo da carroçaraia o Forester também esconde algumas novidades, nomeadamente a suspensão traseira de duplos triângulos sobrepostos, que a marca afirma permitir um bom compromisso entre comportamento em estrada e fora dela. As quatro rodas encarregam-se de passar a potência ao asfalto, via o sistema Symmterical All-weel Drive da Subaru, potência essa que provém de um"boxer" 2.5 com versões atmosférica e turbocomprimida.

As ajudas electrónicas à condução marcam, como não podia deixar de ser, presença, com o controlo de estabilidade e tracção Vehicle Dynamics Control (VDC) a ser proposto de origem. A complementar a acção deste elemento encontram-se ainda o Subaru Dynamic Chassis Control Concept (Subaru DC3), assistência à travagem e "hill-holder".

No interior, também ele completamente redesenhado, a Subaru assegura uma subida da qualidade dos materiais empregues, podendo os ocupantes entreter-se com o sistema de navegação ou com o sistema de som capaz de suportar periféricos, como iPods.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

VW com caixa DSG de sete velocidades


A VW apresentou uma versão de sete velocidades da sua caixa de velocidades robotizada DSG, cuja estreia ocorrerá logo no início do ano, cabendo ao Golf e Golf Plus 1.4 TSI e 1.9 TDI as honras de estreia.

Em relação à sua congénere de seis velovidades, a nova DSG dispensa o banho de óleo para as duas embraiagens, tonando-a mais compacta, leve e eficiente. Para além disso, é a primeira caixa DSG a poder ser montada à frente em posição transversal.

Capaz de suportar valores de binário de até 250 Nm, a VW anuncia reivindica, igualmente, reduções nos consumos e emissões poluentes.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Boas Festas a todos!


Com a aproximação do que, para muitos, será um fim-de-semana prolongado para comemorar o Natal junto das suas famílias, o e-garage aproveita para desejar a todos Boas Festas!

Esperamos que esta quadra festiva decorra sem problemas e apenas com alegrias para todos. Sem querer "chover no molhado", esperamos que todos conduzam com cautela e evitem beber e conduzir. Afinal, queremos todos os nossos leitores de volta sãos e salvos!

Abraços desta equipa ao vosso dispôr.

Boas Festas!

Land Rover Design Edition by Piet Boon


A Land Rover associou-se ao designer de interiores holandês Piet Boon para a criação de uma série especial e limitada do Defender. O resultado é o Defender Design Edition, do qual apenas 20 unidades serão construídas.

Como caracteristicas distintivas encontramos a grelha dianteira e molduras do faróis em aço inoxidável, pára-choques de maiores dimensões, faróis debruados a preto e jantes da mesma côr. No interior é o alumínio que sobressai em detalhes como a consola, botões e outros comandos.

Mecanicamente, nada de novo. O Defender Design Edition é motorizado pelo 2.4 turbo Diesel de 122 cv acoplado a uma caixa de velocidades manual de seis relações.

Parte da receita obtida com a venda destas 20 unidades reverterá para a associação Drive Against Malaria.

"Novo" Mercedes SLK em Abril



A segunda geração do Mercedes-Benz SLK foi agora alvo de um ligeiro restyling, acompanhado de algumas modificações e novidades a nivel técnico.

Visualmente, as modificações centram-se nos novos pára-choques dianteiro e traseiro, com o primeiro a fazer lembrar, ainda mais, o "nariz" do McLaren de Fórmula 1, novas jantes, espelhos retrovisores maiores com "piscas" de LED e ópticas traseiras fumadas. O interior conta com novos materiais, instrumentação e volante, incorporando ainda novos equipamentos, como seja o caso do sistema de audio e multimédia NTG 2.5, que incorpora operação mãos-livres por Bluetooth e interface de ligação de periféricos, como iPod, no porta luvas. Em opção, encontra-se disponivel um sistema de som da Harman Kardon bem como o Linguatronic, um sistema de comando vocal.

Debaixo do capot escondem-se as maiores novidades. Apesar do leque de motorizações continuar o mesmo, estas foram melhoradas tendo a Mercedes-Benz conseguido obter algo aparentemente antagónico: mais potência e menores consumos.

Assim, o 200 Kompressor passa a debitar 184 cv (mais 21 cv) ao mesmo tempo que permite consumos e emissões inferiores. O 280 também sofre uma redução nestes dois items enquanto o 350 passa a debitar 305 cv (mais 33 cv), com idênticos refelexos nos consumos e emissões.

Novo é igualmente o sistema de direcção Direct Steer. Este sistema, completamente mecânico, varia a sensibilidade da direcção, consoante o volante se encontre no ouperto do seu ponto central, ou não.

A comercialização do revisto Mercedes-Benz SLK tem início em Abril, a tempo da Primavera.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ferrari 599 GTB a céu aberto


O grupo holandês Vandenbrink Design apresentou na feira Cercle Deluxe 2007, que teve lugar em Viena, a sua mais recente criação, tendo por base o Ferrari 599 GTB.

Denominado Vandenbrink GT Convertible, trata-se de uma versão descapotável do Ferrari, e está equipado com um tejadilho rígido retráctil em fibra de carbono. Sendo construido apenas após encomenda firmada, o Vandenbrink GT Convertible é completamente criado de acordo com os desejos do seu proprietário, tornando cada carro numa obra de arte única. Aliás, é precisamente essa a intenção da Vandenbrink, regressar aos tempos dos carroçadores por medida. O grupo holandês já criou outro modelo tendo por base o mesmo Ferrari 599 GTB, do qual produzirá apenas cinco unidades, e já se afirmou disponível para efectuar trabalhos exclusivos em modelos como o Audi R8, Spyker C8 e Corvette.
Caso esteja interessado nos serviços ou modelos unicos da Vandenbrink, pode aceder ao site www.vandenbrinkdesign.com.

Corvette apresenta ZR1



Há já algum tempo que o "super Corvette" vinha a ser perseguido pelas objectivas dos fotógrafos "espiões", e a especulação em torno das suas capacidades mecãnicas também alimentou muitas páginas. Mas agora a GM pôs cobro a todas as especulações, ao apresentar os dados e primeiras imagens oficiais do seu novo "monstro".

Baptizado de ZR1, este Corvette vem ocupar o lugar de topo na gama daquele que é considerado por muitos o desportivo americano mais emblemático de sempre. O Corvette ZR1 conta com o novo V8 6.2, designado LS), ajudado por um compressor volumétrico Roots, capaz de debitar 620 cv e 823 Nm de binário. A potência é transmitida ás rodas traseiras por intermédio de uma caixa de seis velocidades com comando manual e dupla embraiagem, capaz de diminuir a inércia e proporcionar melhores acelerações. Infelizmente, a GM não divulgou dados relativos ás performances, deixando-os para mais perto da data de comercialização, na Primavera de 2008. No entanto, valores estimados apontam para 3,2 segundos no tradicional sprint dos 0-100 km/h e uma velocidade máxima vizinha dos 350 km/h, tornando o Corvette ZR1 no mais rápido carro de produção de sempre da GM.

Tentando pôr cobro às habituais fracas performances dinâmicas dos modelos das terras do Tio Sam, a Corvette dotou o ZR1 de suspensões magnéticas de origem, capazes de se adaptar quer ao tipo de piso, quer ao tipo de condução, melhorando o conforto e o comportamento. E para deter os 620 cv, o ZR1 conta com discos de travão em composto carbo-cerâmico, envoltos por jantes de 19" na dianteira e de 20" na traseira.

A carroçaria foi aligeirada com diversos elementos em fibra de carbono, como o capot dianteiro - que conta com uma pequena janela em policarbonato que permite ver o intercooler - asa traseira, "lábio" dianteiro, painéis do tejadilho, entre outros.

Quanto ao efeito estético, as imagens falam por si...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mitsubishi Lancer Ralliart em Genebra


As novidades para um dos mais importantes Salões automóvel de 2008, o certame de Genebra, em Março, já começam a surgir. Agora foi a vez da Mitsubishi revelar os dados referentes ao Lancer Ralliart.

No mercado europeu, o Lancer Ralliart terá carroçaria de cinco portas enquanto nos EUA será baseado na de quatro. Mecanicamente, o Lancer Ralliart recorre à transmissão integral e à caixa de seis velocidades de dupla embraiagem SST do Lancer Evolution de onde provém, igualmente, o motor dois litros turbo mas aqui com 240 cv, em vez dos 290 cv do Evo X.

Como elementos exclusivos, o Lancer Ralliart conta com capot em alumínio, baquets Recaro e volante desportivo com patilhas de comando da caixa de velocidades.

O objectivo da Mitsubishi, com este Lancer Ralliart, é apontar baterias aos Subaru Impreza WRX, VW Golf GTI e Honda Civic Type-R, entre outros, mas com um preço mais interessante que o Evo X.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Volvo XC90 terá sucessor


A edição sueca da revista Auto Motor und Sport noticiou que o Volvo XC90 não teria um sucessor, terminando a sua carreira após o restyling que se avizinha. No entanto, responsáveis da Volvo desmentiram já o artigo da revista sueca, referindo que o sucessor do XC90 não foi cancelado. Apenas se encontra ainda em estudo devido a vários parâmetros técnicos ainda por definir. Um desses parâmetros é a plataforma a utilizar que deverá ser oriunda da Ford, de modo a reduzir os custos de produção do modelo.

Esta indecisão vai provocar um ligeiro atraso na chegada ao mercado do carro mas a Volvo afirma que prefere actuar assim e, aquando do lançamento, apresentar um veículo verdadeiramente competitivo, tanto mais que o XC90 insere-se num nicho em franca expansão, o dos SUV. Até ao lançamento da nova geração, será a actual a defender as cores da Volvo entre os SUV e contará com um restyling para refrescar argumentos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ford mostra teaser do Focus RS


Destinado a ocupar o topo da pirâmide da gama Ford Focus, o RS já terminou as fases de testes tendo a marca de Dearborn revelado uma imagem do modelo final em jeito de teaser.

Sob o capot estará uma versão do cinco cilindros em linha 2.5 turbo da Volvo, aqui a debitar um valor em torno dos 280 cv, deixando bastante espaço de manobra para o Focus ST, com os seus 225 cv.

Visualmente, o Focus RS surgirá com uma carroçaria mais musculada, inspirada no Focus WRC mas, para já, ainda não é certo se contará com tracção integral ou dianteira, se bem que a primeira opção fosse a mais indicada, especialmente tendo em conta que a Ford aponta como concorrentes directos o Subaru Impreza e o Mitsubishi Lancer Evolution.

A apresentação pública do Focus RS deverá ter lugar em Março de 2008, no Salão de Genebra.

Mercedes GLK apanhado nos EUA



A arma que a Mercedes-Benz preparou para enfrentar o BMW X3, o GLK, está pronto para entrar nos circuitos comerciais, e estas imagens obtidas na famosa Rodeo Drive, em Beverly Hills, provam-no.

Esta indiscrição do pequeno SUV da Mercedes-Benz deveu-se às filmagens de um episódio da conhecida série televisiva "Sexo e a Cidade", estando inclusivamente presente a actriz Kim Catrall, pelo que tudo indica que Samantha (a sua personagem na série) conduzirá o GLK em breve.

Mecanicamente, o Mercedes-Benz GLK assenta na plataforma do novo Classe C do qual herda, igualmente, as motorizações a gasolina e Diesel. No que respeita a transmissão o GLK terá tracção integral embora haja rumores de que poderão surgir versões base só com tracção posterior, de forma a baixar consumos (e consequentemente emissões poluentes) e preço.

A apresentação pública do Mercedes-Benz GLK ocorrerá no Salão de Genebra, em Março de 2008.

domingo, 16 de dezembro de 2007

BMW X6 estreia novo V8 biturbo


Quando o Salão de Detroit abrir as suas portas, já em Janeiro, a BMW terá duas novidades de peso no seu espaço: o BMW X6, na sua versão de produção, e um novo motor V8 biturbo a gasolina que se estreia, precisamente, no X6.

O Sports Activity Coupé da marca bávara já tinha sido mostrado no Salão de Frankfurt e, embora fosse categorizado como "apenas" um estudo, estava já bastante próximo do modelo final que agora veremos. A sua carroçaria de quatro lugares e cinco portas alberga um interior luxuoso e com uma ampla escolha em termos de revestimentos e acabamentos.

Quanto ao novo V8 biturbo, conta com uma capacidade de 4,4 litros e debita 400 cv de potência. Este motor, bastante compacto, alberga os turbocompressores no centro, entre ambas as bancadas de cilindros, o que levou à elaboração de novas e específicas condutas de admissão e escape.

Para além da dupla sobrealimentação, este V8, que motoriza o X6 xDrive50i, conta com o sistema de variação de fase Vanos e injecção directa de gasolina.

A outra variante inicial do X6 será o xDrive35i, equipado com o seis cilindros em linha, também biturbo, de 300 cv.

Ambos os modelos contam com transmissão robotizada de seis relações com comandos no volante, e distribuem a potência pelas quatro rodas de forma automática via o sistema de tracção integral da BMW xDrive.

Igualmente inovador é o Dynamic Performance Control. Trata-se de um diferencial traseiro que engloba duas engrenagens planetárias e duas embraiagens, que permitem a distribuição e multiplicação do binário por cada uma das rodas traseiras, cujo funcionamento é controlado electrónicamente.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

GP de Singapura em preparação


Já se encontra em preparação o GP de Fórmula 1 de Singapura, aquela que será a primeira corrida nocturna da história desta disciplina.

Agendada para 28 de Setembro de 2008, o traçado de 5.67 metros será iluminado através de uma tecnologia inovadora, a cargo dos especialistas da Vareli Maioli SPA. Estes prometem uma iluminação bastante potente mas sem criar efeitos e reflexos nocivos para a visibilidade dos pilotos, mesmo no caso de chover e haver "spray" levantado pelos carros.

No total, a Vareli utilizará 108 423 metros de cabos elétricos e mais de 1500 projectores.

Mesmo se não for grande fãn de Fórmula 1, esta é uma corrida que não deve perder. Caso deseje mais informações sobre este GP, visite o site oficial da prova: http://www.singaporegp.sg/.

"Baby Landie"... de novo



Após ter surgido na internet uma única imagem do concept Land Rover LRX - já mostrada no e-garage - surge agora um conjunto de imagens e mais algumas (poucas) informações.

Tal como já tinhamos referido, este concept será apresentado no Salão de Detroit, em Janeiro, apresentando um comprimento de 4,35 metros (menos 7 que o Freelander) e 1,55 metros de altura (menos 12 que o Freelander). A altura ao solo do Land Rover LRX é de apenas 13 cm e está calçado com jantes de 20".

Esteticamente, este estudo mostra o que poderemos esperar de futuros modelos da marca de Solihull, com uma linha de cintura ascendente bem acentuada, ópticas dianteiras "rasgadas" e farolins com um desenho completamente novo.

Uma vez no interior, os quatro ocupantes contam com bancos individuais, frigorífico e revestimentos em pele de dois tons. O tablier encontra-se bastante despido de comandos, contando com dois monitores tácteis.

Quando passar à produção, o que não deverá acontecer antes de 2012, o "Baby Landie" assentará na plataforma do Ford Focus, o que quer dizer que poderá vir a receber uma motorização híbrida.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

VW "Transporscher"



O preparador germanico TH Automobile concebeu uma preparação para a VW Transporter no mínimo inédita: o motor passa para a traseira da carroçaria e é oriundo de um... Porsche 911 Turbo!
O motor 3.6 debita 420 cv de potência, sendo esta entregue às quatro rodas através do sistema de tracção integral do Porsche 996. Apesar da VW Transporter não ser um exemplo de aerodinâmica ou leveza, acelera dos 0-100 km/h em 5,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270 km/h. Para controlar este impetos, estão discos de travão da Brembo com seis êmbolos. A suspensão também foi revista, de forma a lidar com o aumento das perfomances e com as maiores exigências dinâmicas. Mas caso, ainda assim, ache que as performances poderiam ser melhores, a TH Automobile pode adicionalmente montar o motor TDI de 150 no compartimento dianteiro, elevando assim a potência total para 570 cv.
No interior, encontramos mais alguns elementos oriundos do Porsche 911, como sejam o punho da caixa de velocidades, o volante e a instrumentação.
O preparador disponibiliza duas versões: a TH2 (furgão) e a TH3, uma pick-up com mais 50 cm de distância entre-eixos. No mercado germanico, os preços da TH2 iniciam-se nos 145 000 €, e não incluem a Transporter. Já a pick-up está disponível a partir de 169 500 €, mas este valor já inclui a Transporter.

Michael Schumacher "taxista"


O hepta-campeão do Mundo de Fórmula 1 Michael Schumacher teve uma mudança temporária de carreira recentemente.

O ex-piloto da Ferrari, na companhia da sua esposa e dos dois filhos, encontrava-se em Gehuelz, na Alemanha, e tinha alguma urgência em chegar ao aeroporto de Coburg pelo que recorreu aos serviços de um taxi. Como o motorista não apresentava a celeridade e desenvoltura necessárias a Shumacher, este pediu que o deixasse conduzir o taxi, pedido esse aceite.

O taxista, de nome Tuncer Yilmaz, assistiu incrédulo do banco do passageiro à condução do alemão. "Ele fez algumas curvas a fundo e ultrapassou em locais impressionantes", afirmou Yilmaz.

No final, Schumacher deu uma gorjeta de 100 € ao motorista entretanto "despromovido" a co-piloto.

Esta história foi, mais tarde, confirmada pelo porta-voz de Schumacher à agência noticiosa France-Press.

Aston Martin Vantage RS perto da realidade



Aquando da inauguração do novo centro de design da Aston Martin, em Gaydon, que teve lugar ontem, o presidente da marca britânica, Ulrich Bez, revelou uma surpresa a todos os presentes: um concept de uma versão extrema do Vantage.

Adoptando a designação de Aston Martin V12 Vantage RS, este concept conta com o V12 de seis litros profusamente testado e comprovado em competição, no campeonato FIA GT. Desenvolvendo 600 cv e 690 Nm, o V12 Vantage RS torna-se no modelo de estrada da Aston Martin mais rápido de sempre, ao atingir os 100 km/h em 4 segundos e os 160 km/h em 8,5. Esta façanha fica a dever-se, igualmente, à redução de peso operada, nomeadamente com a adopção da fibra de carbono para o fabrico do capot e tampa da bagageira, enquanto os travões são em composto de cerâmica. Para além de mais eficazes, mais duradouros e de possuirem uma quase inesgotável resistência à fadiga, também permitem poupar peso.

Quanto à possibilidade deste concept poder, ou não, passar à produção, Bez foi muito claro: "A Aston Martin tem fama de apresentar concepts próximos da produção e o V12 Vantage RS não é excepção. Vamos escutar com atenção o feedback do público e se a resposta assim o justificar, então avançaremos para uma produção em números limitados e com um preço que espelhe a exclusividade do carro".

A Aston Martin anunciou, igualmente, uma parceria com a Bang & Olufsen, no sentido de oferecer sistemas de som condizentes com o estatuto da marca britânica, bem como o regresso do DBS aos grandes ecrãs, com a continuação deste modelo ao serviço do agente (pouco) secreto James Bond no seu próximo filme, cuja estreia está agendada para Novembro de 2008.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Novo Skoda Superb antecipado


O Salão de Genebra, que terá lugar em Março de 2008, será o palco escolhido pela Skoda para a apresentação do seu novo topo de gama Superb. No entanto, o e-garage antecipa-lhe já a primeira imagem sem camuflagens do porta-estandarte da marca checa.

De acordo com as informações avançadas pela Skoda, esta nova geração do Superb será "mais espaçosa, mais versátil e com um grande núemero de soluções e tecnologias inteligentes".

Baseado na plataforma do VW Passat, a maior diferença para a actual geração será a troca da configuração de quatro portas por cinco, à imagem do Octavia.

Embora ainda não hajam informações oficiais relativas às motorizações, estas deverão incluir o 1.4 TFSI de 140 cv, o 1.8 TFSI de 160 cv e o 2.0 TFSI de 200 cv. Do lado das motorizações Diesel pontificarão as unidades 1.9 e 2.0 TDI com potências de 105 a 170 cv.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"Baby Landie" em Detroit


O já há muito falado pequeno modelo da Land Rover, conhecido como "Baby Landie", deverá estar no Salão de Detroit, em Janeiro, sob a forma de um concept, antes de chegar aos circuitos comerciais em 2011.

Este concept (na imagem, visto de cima) adoptará, ao que tudo indica, a designação LXR. A Land Rover já tinha revelado uma imagem desfocada e escura deste SUV no Salão de Frankfurt, no passado mês de Setembro, mas agora será o contacto ao vivo.

O Land Rover LXR conta com duas portas, sendo o portão traseiro bi-partido. O enorme tejadilho panorâmico em vidro revela as vigas de reforço do tejadilho.

Apesar da Land Rover já ter anunciado que este modelo será a base da gama e apostará num preço acessível de forma a cativar clientes mais jovens, já garantiu, igualmente, que as capacidades de progressão fora-de-estrada honrarão os pergaminhos da marca.

Alonso regressa à Renault



O bi-campeão mundial de Fórmula 1 (2005 e 2006) fernando Alonso assinou hoje pela Renault. Desta feita, Alonso consegue garantir um volante competitivo numa equipa que tão bem conhece e na qual obteve alguns êxitos.

O contracto é válido por duas épocas - 2008 e 2009 - mas os valores envolvidos na contratação do asturiano estão nos segredos dos deuses, embora se fale de um valor da ordem dos 30 milhões de euros por ano.

Alonso afirmou estar "encantado por regressar à Renault", e garantiu estar "confiante que a Renault produzirá um carro competitivo e que estarão no topo em 2008".

A secundar os espanhol estará Nelson Piquet Jr, filho do antigo piloto brasileiro com o mesmo nome.

Nova Dodge Ram... por engano


Imagens da nova Dodge Ram foram colocadas, inavertidamente, no site oficial de acessórios da marca, o Mopar Accessories.

A nova Ram surgia com a indicação de que se tratava de um modelo da actual geração. Após a falha ter sido descoberta, a imagem foi prontamente substituida pela do modelo actual mas o "mal" já estava feito.

Para além das alterações estéticas visíveis na imagem, a nova Dodge Ram contará com uma versão revista e melhorada do V8 Hemi 5.7, com melhores consumos e emissões, bem como com molas helicoidais na suspensão traseira, em substituição das molas de lâminas.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Mais segredos da Audi expostos


As fugas de informação para os lados de Ingolstadt parecem não abrandar. Após o documento que mostrava as datas de lançamento de variados modelos no mercado alemão, foi agora a vez de um plano muito mais completo, que abarca os lançamentos até 2012!

Este documento foi publicado na revista QuattroQuartelly e revela alguns modelos que a marca dos anéis ainda nem sequer confirmou a nível oficial.

É o caso do A7 Coupé, um modelo ao estilo do Mercedes-Benz CLS, ou seja, um coupé de quatro portas. Mais tarde, este modelo receberá uma versão descapotável, igualmente de quatro portas, também indicada no mapa. A gama A5 receberá uma "shooting-break", assinalada como A5 Sportback, agendada para 2009. Aqui podemos ver, igualmente, as versões V10 e Targa do superdesportivo R8, assim como o irmão mais pequeno do ainda por revelar Q5, o Q3.

na imagem acima, pode consultar em pormenor todos os lançamentos da Audi até 2012 e ver se vale a penas esperar por determinado modelo.

Hummer Black Edition em 50 unidades


O Salão de Bolonha, que se encontra a decorrer, foi palco para a apresentação de uma série especial e limitada a 50 unidades do Hummer H3. Denominada Black Edition, destina-se unicamente à Europa, e é uma de muitas iniciativas que a Kroymans, o importador europeu da Hummer, tem previstas para os próximos tempos.

Tal como o nome sugere, o Hummer H3 Black Edition conta com uma pintura preta, côr que se estende igualmente aos pára-choques, muletas das portas, jantes, barras de tejadilho e interiores. Do origem, encontramos equipamento extra no valor de 5000 €, para além da exclusividade garantida pelas apenas 50 unidades previstas. A base do Black Edition é a versão Adventure com caixa automática.

Se desejar alguma destes Hummer, aconselhamo-lo a despachar-se, até porque só 25 unidades estarão equipadas com o tejadilho panorâmico de abertura eléctrica.

Renault não é castigada


O Conselho Mundial da FIA, que teve lugar ontem, no Mónaco, decidiu não aplicar nenhuma penalização à equipa Renault de Fórmula 1, no seguimento do caso de espionagem apontado pela McLaren.

Em questão estvam documentos secretos da equipa inglesa que um ex-engenheiro da McLaren teria levado para a Renault quando foi por esta contratado. Flavio Briatore veio imediatamente a público dizer que esses documentos nunca foram utilizados pelos técnicos da Renault. E no final da reunião, Briatore afirmou estar "contente pelo facto da equipa agora se poder concentrar, unicamente, na preparação da época de 2008".

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Bugatti Veyron Targa esgotado


De acordo com a revista AutoGespot, as 80 unidades do Bugatti Veyron Targa, que deverá entrar em comercialização no próximo ano, estarão já todas esgotadas. As diferenças em relação ao coupé situam-se na parte central do tejadilho amovível que, no entanto, não poderá ser transportada dentro do carro depois de removida devido à falta de espaço para a armazenar, aos reforços da carroçaria e ao facto da velocidade máxima vir limitada a "apenas" 340 km/h.

Ainda de acordo com a mesma publicação, a Bugatti encomendou 400 motores W16 quad-turbo. Como só serão contruídos 300 coupé e 80 targa, que fim aguardarão os restantes 20 motores?

Parceria Mercedes-Benz/Aston Martin na forja?


Na passada Terça-feira, um grupo de elemntos da Daimler visitou a sede do Grupo Dar, um grupo empresarial do Kuweit que detém 50% da Aston Martin, em parceria com a Prodrive. Esta visita teve como finalidade analisar possíveis investimentos conjuntos e o jornal kuweitiano alQababs referiu que, brevemente, será a vez de representantes do Grupo Dar visitarem a sede da Mercedes-Benz em Estugarda.

Resta saber se, a tornar-se realidade, esta cooperação será unicamente financeira ou também tecnológica.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Rolls Royce leiloado por 4,9 milhões de euros


A famosa leiloeira londrina Bonhams foi palco da obtenção de dois records por um mesmo veículo: o de preço mais elevado alguma vez pago por um Rolls Royce e preço mais elevado alguma vez pago por um carro pré-1905. O autor desta proeza foi o Rolls Royce Model 10hp, de 1904, que foi arrematado por quase 5 milhões de euros, mais concretamente, 4 961 000 €.

O modelo, com apenas três proprietários em toda a sua existência, encontra-se em estado absolutamente irrepreensível. De acordo com Tim Schofield, o responsável de vendas de veículos motorizados da Bonhams, "o proprietário podia ir a conduzir o carro para casa".

... e híbrido no horizonte!


O mesmo Amadeo Felisa anunciou, numa entrevista à revista alemã Auto Motor e Sport, uma novidade que poderá não agradar aos "tiffosi" mais acérrimos: a Ferrari vai mesmo produzir um modelo híbrido.

Felisa afirmou que "a solução híbrida virá. Nós faremos o híbrido mas teremos atenção à dinamica. De agora em diante, cada novo modelo será mais económico que o anterior". E a tão falada motorização Diesel? "Os modelos Diesel proporcionam performances extraordinárias mas a sua relação peso/potência é péssima. Nós conseguiremos atingir os nossos objectivos em termos de consumo sem motorizações Diesel".

Desta forma, a Ferrari espera conseguir alcançar os objectivos em termos de emissões poluentes, cujos limites se tornam cada vez mais rígidos e complicados de cumprir.

Ferrari com travões de cerâmica de origem em 2008...


Durante a conferência de imprensa no Salão de Bolonha, Amadeo Felisa, director geral da Ferrari, e Alberto Bombassei, presidente da Brembo, anunciaram que os travões em composto de cerâmica serão propostos como equipamento de origem em todos os modelos da Ferrari a partir de 2008.

Os discos de travão realizados neste material apresentam várias vantagens em relação aos seus congéneres de aço: são mais leves (reduzindo as massas não suspensas e o peso total do carro), resistem melhor ao desgaste e às elevadas temperaturas, e têm uma durabilidade capaz de acompanhar quase a totalidade da vida útil do carro.

A Ferrari utilizou discos de composto de ceràmica pela primeira vez no Enzo mas, posteriormente, alargou esse equipamento à restante gama, como item opcional. Os discos do 430 Scuderia (na foto) forma desenhados e concebidos especificamente para este modelo, apresentando um diâmetro 18 mm superior aos do F430 e contam com pinças específias de seis pistões.

"Sua Eminência", Mercedes-Benz G


Através de um pedido especial, feito pelo próprio Papa Bento XVI, a Mercedes-Benz concebeu um "papamóvel" descapotável para o chefe máximo da Igreja Católica utilizar nas suas audiências públicas na Praça de São Pedro às Quartas-feiras... assim o tempo o permita.

Baseado no G500, o modelo especial do Papa conta com pára-brisas rebatível, apoios para o Sumo-pontífice se segurar, e está pintado com o habitual branco "Mítico do Vaticano".

A relação entre a Mercedes-Benz e o Vaticano iniciou-se em 1930 quando o Papa Pio XI recebeu um Nürburg 460 Pullman. Actualmente, o Papa tem ao seu dispor, para além do novo G500, um ML e um Classe S, ambos blindados.

Hyundai Genesis oficialmente apresentado


Após uma autêntica vaga de fotos-espia que inundou a Internet, chegou finalmente a vez da apresentação oficial do novo topo de gama da Hyundai.

Denominado Genesis, este modelo conta com tracção posterior, uma cacteristica que a marca coreana parece querer estender a alguns dos seus modelos, após o surgimento do seu coupé, embora ainda como um concept, no SEMA, em Las Vegas. Reforçando o seu carácter elitista, o Hyundai Genesis é propulsionado por um V8, baptizado de Tau, capaz de debitar 375 cv de potência. As versões base contarão com uma unidade V6, com 3,3 ou 3,8 litros de capacidade.

Como curiosidade, refira-se que o Genesis contará com um emblema específico nos mercados coreano e chinês. Este emblema específico para o topo de gama levou a especulações de que Genesis poderia vir a tornar-se uma marca de "elite" da Hyundai, tal como a Lexus o é para Toyota, por exemplo. Este intenção já tinha, inclusivé, sido aventada há algum tempo por responsáveis da Hyundai. Resta esperar para ver...

Renault lança Sandero no Brasil


A Renault iniciou a comercialização do Sandero no mercado brasileiro. O modelo, que é produzido localmente pela RTA (Renault Technologies Americas) assenta na base do Logan, partilhando com este o conceito de carro global acessível. O e-garage já teve oportunidade de contactar estaticamente com o Sandero, aquando do Salão de Frankfurt, e pudemos verificar que o modelo, apesar de ser um veículo acessível, apresenta uma qualidade de materiais bastante razoável, apesar de algo duros.

Para já apenas destinado ao Brasil o Sandero chegará ao mercado argentino em Fevereiro de 2008 e, no final desse mesmo ano, começará a ser produzido pela Dacia, na Roménia, para vários países do continente Europeu.

De momento, o leque de motorizações compreende uma unidade 1.6 8v flex-fuel, desenvolvida no Brasil, e duas unidades a gasolina, um 1.0 16v e um 1.6 16v.